quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Conto dos Contos (Crítica)


Olá pessoal! Hoje eu vou falar sobre um filme não muito conhecido, O Conto dos Contos (Il Racconto dei Racconti). Esse filme me surpreendeu incrivelmente, não só pelo roteiro bastante diferente do que estamos acostumados, mas também pela quantidade de personalidades, estéticas e culturas lá encontradas.

Bom, o longa metragem é construído a partir de três histórias, três contos, e cada conto ocorre em seu respectivo reino. Mesmo sem dizer no filme, ou em nenhum outro lugar, eu creio que estes reinos sejam França, Inglaterra e Itália. Porque? No filme, um dos reinos é governado pelo ator Vincent Cassel, ele é um ator francês e o par romântico é interpretado Stacy Martin, uma atriz francesa. Outro reino é governado pelo ator Toby Jones e sua filha é interpretada por Bebe Cave, ambos nascidos na Inglaterra. Por fim, o reino que eu creio que seja italiano. Os reis não são italianos, mas o diretor do filme é italiano, a nacionalidade do filme é italiana e os atores desse reino têm traços muito latinos. Em cada reino desse, se desenvolve uma história independente, e essas histórias são intercaladas como se fossem episódios de séries diferentes, sempre deixando um leve mistério sobre o que aconteceu.
Teorias e histórias a parte, o roteiro foi muito bem construído, apesar de começar devagar e um pouco confuso, aos poucos ele nos prende, e quando percebemos, já estamos interagindo com o filme e torcendo para os personagens. Outra coisa interessante é o uso de armas de fogo. Geralmente não se vê historias fantasticas sobre reis e rainhas com armas de fogo!


O elenco (já descrito) é incrível! Com dois dos meus atores favoritos, Vincent Cassel (conhecido por atuar no Cisne Negro e na Bela e a Fera de 2014) e John C. Reilly (o nosso eterno Mr Cellophane de Chicago). A trilha sonora é boa, não se sobressai e não foi exagerada mente usada.

O meu crédito especial vai para o cenário e o figurino, simplesmente, maravilhosos, as montanhas, os palácios, as florestas, os detalhes de cada roupa, os tecidos, as pedras, tudo muito lindo. Essa, inclusive, uma das coisas que prenderam a minha atenção.
Enfim, se interessaram? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário